fundo parallax

Óleo Vivo

3 de março de 2016
Usina Móvel
3 de março de 2016

Em 2015, o Brasil produziu 8,7 bilhões de litros de óleo vegetal, tendo sido observada uma taxa de crescimento média de 4,7% nos últimos 10 anos. Contudo, o país recicla anualmente somente 30 milhões de litros para a produção de biodiesel, ou seja, menos de 1% da produção total de óleo, sendo os demais rejeitos descartados inadequadamente.

O descarte incorreto de óleos e gorduras residuais (OGRs) ocasiona grandes problemas ambientais: um litro é capaz de poluir cerca de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (quantidade de água equivalente ao que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos) e de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água.

A poluição pelo óleo pode encarecer o tratamento de água em cerca de 45% (GALVALIZI, 2009). O óleo, mais leve que a água, fica na superfície criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática. O descarte do óleo no solo pode impermeabilizá-lo, provocando a proliferação de microorganismos e causando danos ao sistema radicular das plantas e ao meio ambiente.

O principal objetivo do projeto é reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de óleo, através da implantação de um programa de conscientização ambiental, coleta e beneficiamento de óleo residual com a finalidade de produção de Biodiesel e Glicerina.

O programa, denominado “Óleo Vivo”, tem como meta ministrar palestras a professores e profissionais da área da saúde, com a finalidade de criar formadores de opinião, distribuir cartilhas informativas e implementar programas de incentivo junto às escolas da região, a fim de que se tornem postos de coleta e multiplicadores da ideia.

Trabalhos de conscientização também serão realizados nos estabelecimentos comerciais alimentícios dos municípios participantes, de forma a melhorar a qualidade do óleo vegetal utilizado na fritura de alimentos. Com apoio da população a BChem coletará óleo de fritura em residenciais, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais para uma destinação ambientalmente correta: a produção de Biodiesel.